terça-feira, 5 de junho de 2007

O IRAQUE SERÁ AQUI?

O livro "RELATÓRIO DA CIA - COMO SERÁ O MUNDO EM 2020" traz em sua introdução à edição brasileira, um interessante texto de Heródoto Barbeiro, do qual destacamos o seguinte parágrafo, que pode causar temor em muitos brasileiros:
"O presidente Bush, segundo jornal The New York Times, ofereceu à nação um cardápio modesto de propostas sobre energia, saúde e educação, e alertou quanto ao 'falso conforto do isolacionismo'. Em outras palavras, George W. Bush, representante de um setor conservador da sociedade norte-americana, traçou um perfil mundial para os EUA: apesar do equilíbrio estratégico com outras potências mundiais, algumas delas grandes rivais no passado, como Rússia e China, o país deve atuar no exterior com o envio de tropas, como no caso do Iraque e do Afeganistão. A frase mais marcante de seu discurso foi 'a América está viciada em petróleo', estabelecendo como meta substituir 75% da importação de petróleo do Oriente Médio por etanol e outras fontes de energia até 2025."(...)

Esse discurso foi lido como uma proposta do Estado, não do governo. Depois de refeito 23 vezes pela assessoria da presidência e por membros de outros órgãos governamentais, seu objetivo foi traçar a estratégia de curto, médio e longo prazos dos EUA. Uma boa parte dessa estratégia está neste Relatório da CIA - Como será o mundo em 2020.

AGORA COMEÇO A COMPREENDER O FUROR NO MEIO AGRÁRIO MATO-GROSSENSE COM O DISCURSO DA PLANTAÇÃO DE CANAVIAIS PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL ETANOL.

Nenhum comentário: