segunda-feira, 10 de setembro de 2007

LÍDERES "SEM-TERRAS" VÃO MORRER DE EMPREITADA!!!!

AS MORTES DOS LÍDERES SEM-TERRAS JÁ ESTÁ ENCOMENDADA!



Serafim e Manoel da Prelazia
marcados pra morrer!
Hoje, durante uma reunião do Diretório Estadual do PMDB de Mato Grosso, encontrei-me com um velho amigo de lutas em defesa dos trabalhadores rurais que há muito não via. Trata-se de Manoel Ferreira dos Santos, o “Manoel da Prelazia”, líder camponês do “Vale dos Esquecidos”, a região do Araguaia de Mato Grosso. “Manoel da Prelazia” tem esse apelido em razão de sempre estar lado a lado com a Prelazia do Araguaia de seu líder o Bispo Dom Pedro Casaldáliga, ou apenas “Pedro” para os trabalhadores, junto ao qual enfrentou jagunços, latifundiários e ditadura em defesa do trabalho e da reforma agrária.

Com alegria abracei o velho companheiro, que me apresentou outro líder camponês do Araguaia, o trabalhador Antonio da Penha Xavier, mais conhecido por “Serafim”. Disseram-me que estavam naquela reunião do PMDB com a finalidade de entregar uma carta ao Deputado Federal Carlos Bezerra, cujo conteúdo trazia a denúncia que estavam marcados para morrer. Eram seis pais de família. Um, o João Maffei, já foi executado com cinco tiros na frente da mulher e dos filhos quando saía da igreja.

Segundo a denúncia assinada, o Prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Hercolis Martins teria contratado o pistoleiro conhecido por “Demá” para matá-los. Valor da pistolagem: R$.60.000,00 (sessenta mil reais).

A contratação da morte dos líderes camponeses foi anunciada pelo Vereador de Bom Jesus do Araguaia, João Miguel. Toda a cidade de Bom Jesus do Araguaia sabe que essas mortes estão encomendadas. Só falta o dia e a hora.

O motivo desse conflito é fato de que o Prefeito Hercolis Martins grilou as terrras da União, “Projeto de Assentamento Massif”, onde deveriam estar nas mãos de trabalhadores rurais.

Essa denúncia já foi feita ao Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gersino José da Silva Filho, e à Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, e que não existem providências tomadas para impedir o assassinato dos trabalhadores.

ESSAS MORTES VÃO ACONTECER SE VOCÊ NÃO FIZER NADA.

MANDE MENSAGENS COBRANDO PROVIDÊNCIAS PARA OS SEGUINTES ENDEREÇOS:

OUVIDORIA AGRÁRIA NACIONAL oan@mda.gov.br
SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos direitoshumanos@sedh.gov.br
Blairo Maggi – Governador de Mato Grosso - blairo@governadoria.mt.gov.br


Um comentário:

mariouai@yahoo.com.br disse...

Alguma novidade a respeito do caso destas lideranças?
Gostaria de auxiliar na repercussão.

cordialmente,

Mário Lúcio

http://mariodpaula.blogspot.com/